O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares, Prof. Clarysson Alberto Mello da Silva, informou que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação aprovou, em 09 de setembro de 2025, 35 vagas solicitadas pelo Colegiado do PCTN, sendo 21 vagas para o curso de Mestrado e 14 vagas para o curso de Doutorado, referentes aos anos de 2026 e 2027.
Ressaltou a importante atuação no PCTN apresentada no Parecer da PRPG, destacando:
– Boa relação entre as áreas de concentração do Programa e linhas de pesquisa;
– Coerência do Programa perante os seus objetivos;
– Estrutura pedagógica atual e consistente com os temas de relevância para a área nuclear;
– Produção de alto nível com participação discentes e egressos;
– Formação discente em quantidade e qualidades adequadas ao número de docentes permanentes do Programa;
– Boa inserção dos egressos em atividades no setor nuclear;
– Importantes cooperações nacionais e internacionais com instituições de ensino, pesquisa e indústrias do setor nuclear;
– Boa atuação internacional dos docentes.
O Coordenador do PCTN chamou a atenção para o tempo médio de titulação do Doutorado (54 meses), acima do especificado em regulamento (48 meses), conforme apontado no Parecer, e solicitou o apoio de todo o corpo docente para a adoção de medidas que contribuam para a redução do tempo médio de titulação, sem prejuízo da qualidade da formação. O Prof. Clarysson agradeceu pelo comprometimento contínuo de todos com o desenvolvimento e a excelência do PCTN, destacando que o bom andamento do Programa é fruto do trabalho coletivo, da dedicação dos docentes, do empenho dos discentes e da atuação colaborativa com os diversos setores institucionais.
