O Departamento de Engenharia Nuclear está participando do projeto para desenvolvimento de tecnologias para microrreatores nucleares. A Empresa Diamante Energia e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) firmaram contrato para o desenvolvimento e testes de tecnologias críticas aplicáveis a microrreatores nucleares, nesta terça-feira (17/6), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília/DF. O projeto, cujas primeiras unidades com potência de 5 MW contidas em um container de 40 pés selado têm previsão de entrarem em operação entre oito e dez anos, será executado no Instituto de Energia Nuclear (IEN), no Rio de Janeiro, e no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
O Dep. de Eng. Nuclear da UFMG acompanhará toda parte de simulação neutrônica, termo-hidráulica e segurança, assim como o processo de licenciamento em todas as etapas; será responsável também pela construção de bancadas experimentais termo-hidráulicas e termomecânicas para estudos de transferência térmica usando tubos de calor (heat pipes).

Matéria completa em https://diamanteenergia.com/diamante-energia-e-finep-firmam-contrato-para-desenvolvimento-de-tecnologias-para-microrreatores-nucleares/
